BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

O tamanho de alguns insetos e outros tipos de invertebrados pode causar medo em muitas pessoas. Seguem os dez maiores invertebrados surpreendentemente grandes ao redor do mundo.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Isópodes

Este tipo de isópode gigantesco vive no oceano em uma profundidade de 200 a dois mil metros e tem como função limpar o fundo do oceano. É semelhante com o famoso “tatuzinho de jardim”. Ele pode alcançar os 60 centímetros de comprimento. Existem várias espécies de isópodes gigantes encontrados em todo o mundo, muitos possuem uma aparência bastante próxima um dos outros. Os isópodes gigantes estão presentes na Terra há 160 milhões de anos e quase não mudou suas características básicas no processo evolutivo.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Caranguejo Aranha Japonês

O Macrocheira kaempferi tem as mais longas pernas que qualquer outro artrópode. O caranguejo aranha japonês é onívoro, e vai comer tudo o está dentro do alcance de seus braços longos, com garras. Há um debate a respeito de suas pernas e alguns cientistas palpitam que eles possam correr mais rápido do que qualquer possível predador que tente comê-lo.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Grilo Gigante

Os Deinacrida heteracantha, da Ilha Barreira Pequena, na Nova Zelândia são os maiores insetos do mundo. Deinacrida significa "terrível gafanhoto". O maior exemplar pesa 71g, e alguns podem ter mais que oito centímetros de comprimento. Este é um exemplo de como o gigantismo se adapta para preencher nichos biológicos ocupados por mamíferos terrestres em qualquer outro lugar no mundo. Eles se alimentam principalmente de vegetação, mas suas mandíbulas poderosas podem dar uma mordida dolorosa.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Gafanhotos

Gafanhotos podem ser gigantes e quase não há diferença real entre gafanhotos e grilos, apenas suas capacidades e tamanhos. Quando voam eles fazem um ruído alto, e quando eles pousam em suas roupas os seus pés travam fortemente no tecido tornando-os difíceis de arrancar. Ser pego em uma nuvem (coletivo de gafanhotos) deve ser muito desagradável. Nuvens de gafanhotos podem conter bilhões de indivíduos, e consumem milhões de toneladas de plantações agrícolas à medida que passam.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Água Viva Juba de Leão

A Cyanea capillata, é por vezes referida como o mais longo invertebrado do mundo, com o maior espécime de 37 metros. Seus longos tentáculos capturam pequenas criaturas flutuantes livres, mas são também o lar de camarões pequenos que os usam como proteção. Os tentáculos causam dor leve aos seres humanos e a dor pode ser diminuída pelo tratamento do local com vinagre. Quanto maior a água-viva mais escura é; os maiores exemplares encontrados possuíam uma forte coloração vermelho-sangue.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Aranha Comedora de Pássaros ou Golias

A aranha mais pesada conhecida tem 180 gramas e chega aos 30 centímetros. A Theraphosa blondi, também chamadas de Golias, é muito mais comum, todavia, é mantida como um animal de estimação exótico. É conhecida por comer pequenas aves, bem como pequenos mamíferos e lagartos. Sua dieta é principalmente de insetívoros, mas elas têm presas suficientemente longas para morder seres humanos e são venenosas. Quando ameaçada as Golias pode fazer um chiado, esfregando suas pernas. Isso também pode servir para espalhar pelos farpados que podem ser muito irritantes. Algumas delas conseguem matar e comer facilmente até cobras!

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Aranha Gigante do Mar

A Pantopoda (todas as pernas, em grego), é um grupo relativamente pouco conhecido; a Colossendeis colossea, é o maior desses animais incomuns em torno de 30 centímetros de comprimento. Seus corpos são pequenos e suas pernas são longas, muitas vezes contêm vários dos órgãos e das gônadas das aranhas do mar. A aranha gigante do mar se alimenta principalmente de cnidários (medusas e anêmonas) sugando seu interior macio, com uma probóscide penetrante.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Zangão Asiático

A Vespa mandarim é o animal mais mortífero do Japão, e sua picada pode ser fatal mesmo para pessoas não alérgicas a picadas de vespas. Cada picada é extremamente dolorosa. Em quase dois centímetros de comprimento têm um aspecto muito ameaçador quando pousa em seu rosto. Ela é um assassino de outros insetos e pode devastar uma colmeia de abelhas, uma vez que pode esmagar todas as abelhas com suas mandíbulas poderosas antes de comer o mel e abrir o abdômen delas para botar seus próprios ovos. No entanto, as abelhas japonesas têm uma defesa contra a vespa; detectam um ataque com seus corpos formando uma bola em torno da vespa, liberando grande quantidade de dióxido de carbono, o que é suficiente para matá-la.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Centopeia Gigante

A Scolopendra gigantea pode ser encontrada no norte da América do Sul e em várias ilhas. Elas podem atingir até 30 centímetros. São predadoras de insetos, aranhas, lagartos, sapos, pássaros, ratos e morcegos. A centopeia se move rapidamente e não possui medo dos humanos. A mordida da gigante é intensamente dolorosa, mas raramente causa mortes.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Lula Colossal

O que é maior do que uma lula gigante? A lula colossal! Durante muito tempo as histórias de lulas foram apenas contos sem mais verdade do que as das sereias. No entanto, o museu nacional da Nova Zelândia em Wellington tem uma exposição onde um espécime de 10 metros de comprimento pode ser vista. Esta criatura foi capturada em 2007, por pescadores no mar da Antártida. Estudo de espécimes parece sugerir que a lula colossal é um caçador de emboscada que usa bioluminescência para atrair o peixe que come e especialistas afirmam que seu tamanho pode alcançar dezenas de metros. Vários cientistas em torno do mundo buscam estratégias para encontrar alguma em seu tamanho máximo.

Top 10 invertebrados que provocam medo pelo tamanho

Se você gostou dessa história, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!

Ah, e se você tiver alguma sugestão ou dúvida, não estiver conseguindo assistir os vídeos ou estiver incomodado com alguma coisa é só comentar ou enviar mensagem que a gente resolve! =))

Sobre:

Via Ciência Incrível

Compartilhar no Facebook