BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Empresa cria mochilas com energia solar portátil para alunos sul-africanos

O acesso precário à iluminação é frequente em comunidades de baixa renda da África do Sul, onde muitas pessoas ainda dependem das lâmpadas de querosene (poluentes e caras). As crianças, por sua vez, precisam caminhar dos bairros irregulares onde moram por meio de estradas escuras até chegar a escola.

Empresa cria mochilas com energia solar portátil para alunos sul-africanos

Com base nesse problema, uma empresa composta só por mulheres, a Rethaka, sediada em Rustenberg, desenvolveu uma mochila dotada de energia solar portátil. A Repurpose Schoolbag, como foi batizada, pode fornecer até 12 horas de luz. Quando a criança volta da escola, ela pode remover a luz solar da bolsa, que fica em um frasco de vidro padrão, criando uma lâmpada prática que pode ser levada a qualquer lugar.

"Com a luz solar, significa que as crianças podem fazer sua lição de casa, mesmo durante cortes de energia, sem respirar os poluentes ou correr o risco de incêndios, muitas vezes causados por lâmpadas de querosene", explica a Design Indaba.

Cada mochila foi feita usando material impermeável composto de sacos de plástico reciclados. As mochilas também vêm com painéis de tecido refletivo, o que garante visibilidade durante a noite, algo importante uma vez que três crianças morrem nas estradas sul-africanas a cada dia por conta de acidentes no escuro.

Compartilhar no Facebook