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6 truques simples para te ajudar a dormir nas noites insones!

Você tem dificuldades para dormir? Acontece muito, seja pelo estresse ou outros problemas, em alguns dias pegar no sono é mais cansativo do que correr uma maratona. Então, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a recuperar o sono e relaxar melhor. Veja só as dicas do site Tua Saúde:

6 truques simples para te ajudar a dormir nas noites insones!

1. Desligue a TV

Cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama desligue a TV, o computador e fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro e te deixam mais agitado, prejudicando o sono. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar os sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem ruídos que facilitam o sono.

2. Leia antes de dormirDeite-se na cama somente quando tiver sono, antes disso, pode-se ficar recostado na cama, lendo um livro sob uma luz um pouco mais fraca. De preferência, leia algo que traga paz e tranquilidade e evite livros que promovem a tensão e o stress como os livros com histórias& de terror, por exemplo.

6 truques simples para te ajudar a dormir nas noites insones!

3. Crie um ambiente escuro

Apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Mas se isso não for possível tente manter as luzes apagadas para que a penumbra facilite o sono.

4. Cochile depois do almoço

Uma cesta de aproximadamente 10 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem "roubar" o sono da noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade.

6 truques simples para te ajudar a dormir nas noites insones!

5. Faça exercícios regularmente

Pratique pelo menos 30 minutos diários de exercícios, mas que não sejam depois das 21 horas, pois também podem prejudicar o sono. Ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia e há um aumento da necessidade de descanso. Se você não consegue ir para academia, experimente caminhar um pouco depois do jantar.

6. Evite tomar café depois as 17h

Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde. Veja outros exemplos de alimentos que tiram o sono. Sempre que possível opte pelos alimentos que favorecem o sono, como um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo.

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