BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Você usa sapato dentro de casa? A ciência explica porque você nunca deveria fazer isso

Você, como qualquer outro brasileiro, deve achar que não há problema algum em entrar em casa vestindo seus belos sapatos. Afinal, é o que você faz todos os dias, não é mesmo?! Mas será que é um hábito correto?

Aparentemente, não. A prática, para os países do oriente, já é bastante antiga: a de tirar os sapatos antes de entrar em casa. E por que isso, afinal? Segundo a tradição japonesa, por exemplo, tirá-los evita que o lixo da rua e as más energias adentrem o ambiente residencial.

Mas o que a ciência tem a dizer sobre esse costume? Será que é o melhor mesmo? Pelo jeito, sim. De fato, deixar os sapatos na área externa à casa evita que cerca de 421.000 tipos diferentes de bactérias, que estão presentes em 96% das solas dos sapatos, entrem em contato com a gente.

Você usa sapato dentro de casa? A ciência explica porque você nunca deveria fazer isso

Depois desse grande choque de realidade ninguém mais vai querer entrar em casa usando algo nos pés, não é mesmo? Mesmo que você ache que estão limpinhos, saiba que esse é uma realidade totalmente abstrata, segundo os investigadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Para você ter uma ideia, já foram encontradas bactérias como a pneumonia, de infecções nos tratos urinário e respiratório. Sem falar que uma das bactérias é a conhecida E. Coli, parte dos germes inimigos dos alimentos e dos humanos e que são facilmente encontrados em banheiros públicos e fossas abertas, os coliformes fecais.

E por que eles são tão ruins assim? Basicamente, quando ingeridos fazem muito mal ao estômago e intestino e podem levar à morte.

Você usa sapato dentro de casa? A ciência explica porque você nunca deveria fazer isso

Se você ainda não mudou de ideia sobre entrar ou não em casa usando um calçado, agora provavelmente vai mudar. Segundo a mesma pesquisa, essas bactérias têm o poder de se fixar no seu sapato por longas distâncias e o nível de transferência desses microrganismos para o chão das casas varia entre 90-99%. Mudou de ideia?

O jeito é ou lavar a sola dos sapatos regularmente com a ajuda de um sabonete neutro e limpar o chão, tapetes e carpetes com vapor. E me diz: para que tanto trabalho se você pode simplesmente retirá-los segundos antes de entrar em casa? Bem mais simples, não?!

Sobre:

Best of Web

Compartilhar no Facebook