BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Técnica de Heimlich: descubra como salvar a vida de uma criança engasgada

A maioria dos pais não sabem o que fazer quando seu filho se engasga com algum objeto ou alimento e sofre asfixia. Assim, acabam entrando em desespero e até esperar o socorro chegar, pode ser tarde demais.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita nos EUA o percentual de pais e mães desinformados chega a 40%. Então, para você que também não sabe como agir, existe um procedimento a ser feito que pode salvar a vida da criança.

Chama-se manobra de Heimlich, essa técnica é extremamente eficaz, mas precisa ser aplicada da forma certa para ter resultado. O modo como se executa, vai variar de acordo com a idade da criança, se for um bebê ou uma criança um pouco maior.

No caso dos bebês, você deve colocar a criança sobre o colo com a cabeça levemente mais baixa que o tronco e dar cinco tapas firmes nas costas dela (com a parte mais dura das mãos), mais ou menos na altura dos ombros.

Para facilitar o seu entendimento, veja o vídeo a seguir. É uma animação em inglês, mas vamos explicar tudo. Confira:

Segure a vítima de cabeça para baixo, apoiando-a nas coxas. Depois, bata nas costas dela usando a parte mais saliente da palma da mão até cinco vezes para que o objeto ou alimento preso saia do lugar.

Se o alimento/objeto permanecer, vire a criança ao contrário e aplique até cinco compressões torácicas. Então, continue até que o objeto saia das vias respiratórias.

Se você ainda estiver com dúvidas, veja o vídeo novamente. Mas é muito importante que os pais saibam essa técnica, por isso, compartilhe com o maior número de pessoas em suas redes sociais. Afinal, algum dia ela pode salvar uma vida.

Sobre:

Best of Web

Compartilhar no Facebook