BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Suécia reduz carga horária de trabalho para 6 horas diárias e começa a colher os benefícios

Quantas vezes você já se perguntou o porquê de precisar estar no escritório tantas horas por dia?

Quantas vezes você se questionou se a pesadíssima carga semanal de trabalho realmente vale a pena e traz mais resultados?

Pois é, você não é o único.

Suécia reduz carga horária de trabalho para 6 horas diárias e começa a colher os benefícios

Milhares de pessoas no mundo inteiro sofrem em função das longas horas de trabalho diárias que, no final das contas, resultam em estresse, depressão e outros prejuízos de curto e longo prazo.

Trabalhar demais faz mal

E disso todo mundo sabe. Mas um estudo recente provou que as pessoas que trabalham 55 horas por semana têm 33% a mais de chance de ter um derrame do que aquelas que trabalham de 35 a 40 horas por semana.

Por que não reduzir a carga horária de trabalho?

Foi pensando nessas recentes pesquisas que as empresas suecas estão convertendo as tradicionais oito horas de trabalho diárias para apenas seis.

De acordo com Linus Feldt, CEO da empresa sueca Filimundus, que começou a adotar o sistema recentemente, apesar de os resultados a longo prazo ainda não poderem ser medidos, é possível perceber uma incrível melhora no ambiente de trabalho: a produtividade continua a mesma, os funcionários perdem menos o foco em redes sociais durante o tempo dentro do escritório e o número de conflitos entre os colegas diminuiu, já que todos estão mais descansados e felizes.

Suécia reduz carga horária de trabalho para 6 horas diárias e começa a colher os benefícios

Feldt afirma:

Nós queremos gastar mais tempo com as nossas famílias, nós queremos aprender coisas novas ou praticar mais exercícios. Eu quis ver se esse seria o caminho para conciliar todas essas coisas.

Inspiração ao redor do mundo

Inspirados pela Toyota de Gotenburgo, no estado norte-americano de Nevaska, que já adota as seis horas diárias de trabalho há 13 anos, o lar de idosos Svartedalens, na mesma cidade, começou o experimento com suas enfermeiras e médicos e pretende recolher os resultados em 2016.

Já os funcionários da Toyota não têm do que reclamar: com uma carga de horária condensada, eles têm mais foco para realizar as atividades habituais, o que torna o dia de trabalho mais motivador já que há energia para se gastar quando se dá adeus ao escritório, no final do expediente.

Será que a novidade chega ao Brasil?

Suécia reduz carga horária de trabalho para 6 horas diárias e começa a colher os benefícios

Vamos compartilhar a novidade sueca, cruzar os dedos e trabalhar um discurso plausível para convencer as empresas de que os benefícios desse sistema condensado de horas de trabalho é bilateral: a empresa lucra mais no mercado e os funcionários, na vida. Todos ficam felizes!

O que você acha?

Sobre:

Awebic

Compartilhar no Facebook