BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Para dar importante ensinamento aos alunos, professora de filosofia se veste de faxineira

Uma aula inusitada no Instituto Federal Sertão Pernambucano, na zona rural de Petrolina, Pernambuco, chamou atenção nos últimos dias.

Para chamar a atenção dos alunos, a professora Edenice Guedes (43) resolveu fazê-los esperar por 20 minutos e, quando já estavam irritados, entrou em sala vestida de faxineira.

Então ela puxou assunto. “Primeiramente, perguntei qual aula era aquela. Me responderam que era filosofia. Foi então que perguntei: o que é filosofia?. Um dos alunos, que estava irritado, chegou a dizer que era uma coisa que inventaram para reprovar estudantes.”

O disfarce só foi descoberto quando a assessora de imprensa do Instituto entrou na sala para tirar fotos a pedido da coordenação.

“Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso”, explica a professora seu objetivo com a ideia.

“Naquela aula, expliquei a dificuldade que eles tiveram de me identificar dentro da sala. Na filosofia, o importante é ler o mundo em sua volta e perguntar como você quer ser percebido. Como docentes, a gente tem a necessidade de fazer o outro pensar. O desafio é esse. Aristóteles dizia que a verdade é o mundo que está a sua volta”, disse.

O formato diferente de aula fez também com que os alunos passassem a se interessar mais por filosofia.

Para dar importante ensinamento aos alunos, professora de filosofia se veste de faxineira
Compartilhar no Facebook