BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Grupo Conserta Calçadas e Placas em São Paulo

Eles reformam São Paulo –fazem pequenos reparos, recolocam pastilhas nas calçadas, ajustam postes de sinalização. O artista plástico Rodrigo Machado, 41 anos, e os cineastas Filipe Machado, 30 anos, e Gustavo McNair, 28 anos, consertam pouco a pouco a cidade e fazem vídeos de suas intervenções.

Grupo Conserta Calçadas e Placas em São Paulo

O projeto Serviços Gerais nasceu em 2011, quando os três conversavam sobre ações que pudessem trazer “alguma reflexão das pessoas para a relação delas com a cidade”, explica Rodrigo.

“Juntamos a capacidade do Rodrigo de lidar com vários tipos de material e ferramentas, nossa vontade de registrar a cidade e a inquietação geral de querer fazer algo por São Paulo”, destaca Filipe.

Grupo Conserta Calçadas e Placas em São Paulo

A primeira ação foi o conserto de uma cerca de proteção próxima ao metrô Ana Rosa.

“Nosso trabalho traz vários questionamentos, tanto sociais como políticos. Queremos um momento das pessoas para repensar sobre sua relação com o espaço público por meio destes pequenos reparos. Isso poderia promover uma verdadeira transformação social”, avalia Rodrigo.

Até hoje, foram feitas 33 intervenções, todas em São Paulo. A de maior visualização foi uma em que o grupo colava pastilhas no calçadão do Viaduto Santa Ifigênia.

Rodrigo diz que até hoje ninguém se dispôs a ajudar. Mas, no mesmo Viaduto Santa Ifigênia, um grupo procurou policiais para dizer que o pessoal do Serviços Gerais estava quebrando o piso. “Mostramos que estávamos consertando e eles se foram”, conta.

Compartilhar no Facebook