BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Especialistas descobrem que plásticos e latas contém produtos químicos que podem causar diversas doenças

Atualmente, muitas coisas que consumimos fazem mal para a saúde e isso não é novidade para ninguém. Com alimentos cada vez mais industrializados, nossa saúde vai se tornando refém de nossas escolhas erradas.

Agora pasme, um estudo recente mostrou que no plástico de garrafas, mamadeiras e latas contém produtos químicos que desregulam os hormônios, deixando nosso corpo aberto a doenças como: câncer, diabetes, transtorno de déficit de atenção, autismo, infertilidade masculina, entre outros.

Uma das substâncias é chamada Bisfenol A, ela é encontrada também em diversos produtos de uso diário desde recipientes para comida de plástico, metal, detergentes, brinquedos e até cosméticos.

Especialistas descobrem que plásticos e latas contém produtos químicos que podem causar diversas doenças

Dados impressionantes, mostraram que a saúde da população custa cerca de US$ 340 bilhões por ano aos Estados Unidos, segundo informação revelada pelo centro médico acadêmico NYU Langone. No Brasil, o uso da substância é proibido pela ANVISA desde 2012, mas muitas empresas ainda continuam utilizando a ubstância na fabricação de seus produtos.

"Nossa pesquisa contribui para mostrar e alertar sobre os enormes custos com a saúde. Isso tem o potencial de se transformar em um problema de saúde pública grave, além de uma intensa crise econômica. Alguma ação política precisa ser criada rapidamente", conta o professor e investigador Leonardo Transande, do NYU Langone.

Especialistas descobrem que plásticos e latas contém produtos químicos que podem causar diversas doenças

Agora, aqui vão algumas dicas de como você pode evitar a exposição a esse produto:

1 - Use mamadeiras e utensílios de vidro ou com BPA free para os bebês.

2 - Jamais esquente no microondas bebidas ou alimentos em recipientes de plástico. A substância é liberada em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.

3 - Evite guardar no freezer alimentos e bebidas acondicionados em plástico.

4 - Evite consumir alimentos enlatados, pois o bisfenol é utilizado como resina no revestimento interno das latas.

5 - Evite usar pratos, copos e outros utensílios de plástico. Escolha vidro, porcelana e aço inoxidável para armazenar seus alimentos e bebidas.

6 - Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados.

7- Caso não tenha outra alternativa, utilize embalagens plásticas para guardar seus alimentos ou bebidas, mas evite aquelas que tenham símbolos de reciclagem com números 3 e 7 em seu interior. Essas marcações indicam que a embalagem contém, ou pode conter BPA em sua composição.

Você já sabia disso? Se não sabia, compartilhe com seus amigos e ajude a promover a saúde de quem você gosta!

Compartilhar no Facebook