BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Conheça a Última Tribo Canibal do Mundo

Durante tantos e tantos anos, vimos reproduzidos em filmes e séries as tribos canibais que habitavam as mais remotas regiões do globo.

Tribos temíveis, muito perigosas, que prendiam os nossos protagonistas em enormes varas e os enchiam de sal, para depois cozinhas numa cerimónia solene. Bom, essa é uma ideia que foi imposta e reproduzida, mas que não é inteiramente verdade.

Os Korowai são a última das populações conhecidas por comer outros seres humanos, verdadeiros canibais, e vivem, na Papua Nova Guiné, em cabanas suspensas nas árvores.

 

Conheça a Última Tribo Canibal do Mundo

 

Muita atenção, a dieta deste povo não é sempre outras pessoas, durante largos períodos não o fazem. No entanto, quando tem de ser, comem praticamente tudo! O canibalismo faz parte da religião dos Korowai, uma ligação para com a questão espiritual do povo. Para eles, a doença não existe, de todo.

Como tal, a morte de alguém é visto como uma forma que alimentar o resto da tribo, um sinal divino para que se livrem do Demónio que apelidam de "Khukua". Um doença para esta população é algo que não é aceitável, como já frisámos, como tal é para eles um demónio que está a possuir o doente e a matá-lo aos poucos, devorando-o por dentro.

O problema está mesmo se a pessoa tem o azar de proferir ou sussurar um nome perto da morte. Nesse caso o "khakhua" já está dentro da pessoa e bem disfarçado. Neste caso só existe uma solução: matar o indivíduo, partir aos bocados, cozinhado e servido a todos na tribo. Para todos, este não é mais que um acto de justiça divina, uma vingança bem pensada para o demónio que insiste em assolar as suas populações. O castigo é ser comido e o morto vingado. Este ritual tem vindo a tornar-se cada vez mais raro.

Na realidade já foi considerado crime e homicídio em muitas localidades de Papua Nova Guiné, mas ainda existe. A verdade é que grande parte das lendas e dos mitos formados à volta do canibalismo surgem porque existiam muitas religiões que acreditavam no demónio a encarnar o outro.

Quando os europeus começaram a colonizar África, eram seres estranhos, quase extraterrestres, muitas vezes chamados de "demónios brancos". A solução era matar e comer e por isso se criaram estas histórias de uma cultura que está praticamente extinta.

 

Conheça a Última Tribo Canibal do Mundo

 

 

Conheça a Última Tribo Canibal do Mundo
Sobre:

Via Chiado Magazine

Compartilhar no Facebook