BUSQUE NO SITE

Fechar ▲

Câncer de mama, vamos viralizar esse assunto?

Sim! Definitivamente, precisamos falar sobre o câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que entre 2014 e 2015, seriam 57.120 novos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

Por isso, hoje em parceria com o Blog Saúde Curiosa vamos falar sobre algumas dúvidas que toda mulher pode ter sobre o Câncer de Mama. 

Confira 8 perguntas e respontas sobre ele:

1. Como sou jovem, não corro nenhum risco de pegar a doença?

O câncer de mama atinge, em sua grande maioria, mulheres a partir de 55 anos, mas também pode acontecer de acometer com mulheres mais jovens, tudo pode variar muito de pessoa a pessoa.

2. A partir de que idade devo começar com os exames para prevenir o câncer de mama?

Os médicos recomendam que a partir dos 35 anos toda mulher, sem exceção deve fazer o exame de mamografia e novamente aos 40 anos, após isso, o exame deve ser repetido anualmente. A partir dos 70 anos de idade, a frequência do exame fica a critério do seu médico especialista.

Câncer de mama, vamos viralizar esse assunto?

3. Nenhum membro da minha família tem ou teve câncer de mama, por isso eu também não corro o risco de pegar?

O histórico familiar de doenças é um critério muito importante para saber se o paciente tem um risco maior de pegar a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já pegaram. No entanto, a maioria das mulheres que têm câncer de mama (85%) não tem histórico de doença na família. Portanto, a importância de toda mulher, sem exceção, fazer o exame de mamografia aos 35 anos de idade.

4. Tenho medo do que pode ser encontrado!

R – 80% dos nódulos encontrados tendem a ser benignos, a mamografia também é um exame simples e que não causa nenhum tipo de mal para o paciente. Não deve-se tirar conclusões precitadas.

5. O exame de câncer de mama dói?

O exame de mamografia é rápido e não chega a causar dor ao paciente, mas sim um leve desconforto na região das mamas. [Continue lendo as perguntas e respostas aqui]

 

Câncer de mama, vamos viralizar esse assunto?

Ajude a divulgar esse assunto tão importante para todas as mulheres, COMPARTILHE no seu Facebook!

Compartilhar no Facebook